Controle Externo em Foco: primeiro encontro reúne experiências em normas de Auditoria pública


O "Controle Externo em Foco", série de eventos realizada pela AudTCE/SP e pela ANTC em parceria com a Escola Paulista de Contas Públicas "Presidente Washington Luís", do TCE/SP teve seu primeiro encontro transmitido ao vivo na manhã desta segunda-feira, 26, apresentando o panorama geral das Normas de Auditoria do Setor Público e a experiência da implementação de normativos aderentes às NBASP no Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte.

O evento, que teve como moderador o presidente da AudTCE/SP, Christian Campinas, contou com a participação do auditor de controle externo Nelson Granato, do TCE/PR, que trouxe sua experiência de atuação junto ao Instituto Ruy Barbosa e no próprio Tribunal de Contas paranaense, traçando as linhas gerais dos métodos e princípios inseridos nos diversos níveis dos normativos. Na sequência, o auditor de controle externo Cleyton Barbosa compartilhou o caso da revisão dos normativos no TCE/RN e como se processa a convergência às NBASP, ainda em curso naquele Tribunal de Contas.


A abertura do evento contou com a participação da presidente do TCESP, Conselheira Cristiana de Castro Moraes, que destacou a importância do aprimoramento contínuo do corpo técnico do Tribunal de Contas, e do presidente da ANTC, Ismar Viana (TCE/SE), que enfatizou a importância da capacitação do corpo técnico dos Tribunais de Contas para que o controle se dê dentro dos padrões normativos de Auditoria.


No final do encontro, os participantes comentaram perguntas enviadas pela audiência, em um breve debate sobre as questões levantadas no decorrer da transmissão.


A integra da transmissão está disponível no perfil da EPCP no YouTube, acessível pelo link https://youtu.be/mVbmpf5Cz0I.


O próximo encontro da série, que ocorre sempre na última segunda-feira de cada mês, deve abordar as NBASP relativas a auditorias de conformidade e sua aplicação, no próximo dia 31 de maio, às 10h30.


Comunicação AudTCE/SP

0 comentário